Participação empresa Mobilis na Semana Acadêmica

2017-10-25 - 19:53:51

A empresa Mobilis de Florianópolis confirmou a participação no encerramento da II Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica no dia 10/11. Abaixo um pouco da história da empresa.

 

 

A tecnologia dos veículos elétricos ganhou uma versão nacional. Trata-se do Li, primeiro lançamento da marca Mobilis, empresa que há três anos desenvolve um produto alinhado com o conceito de mobilidade urbana inteligente.

 

O carro que nasceu em Santa Catarina, ganha aos poucos fãs pelo Brasil a fora. Apareceu oficialmente pela primeira vez em agosto, a convite do Governo da Bahia, na Campus Party, em Salvador. O evento, maior da América Latina,  reuniu aficionados por tecnologia em um festival com temáticas de Inovação, Ciências, Empreendedorismo, Criatividade e Entretenimento. Além disso, o conceito de design de marca e produto, também de autoria de empresas catarinenses, foi escolhido pelo Sebrae para representar Santa Catarina na Design Weekend, maior evento de design do Brasil.

 

O projeto, inicialmente pensado para o setor industrial, apresenta diversas inovações relacionadas à interface de usuário, algumas inéditas no mercado automobilístico brasileiro, criadas especialmente para o Li. Para se ter uma ideia das novidades, o veículo projetado pela Mobilis traz ignição por login, sistema de manutenção online conectado com a fábrica, que analisa o perfil do condutor e prevê problemas no sistema antes de acontecerem, head up display com projeção de dados importantes do sistema, como o velocímetro e carga da bateria, entre outras.

 

Tecnologia de ponta

 

A bateria de íon-lítio, que inspirou o nome do veículo, traz um diferencial competitivo para o Li. Se comparado aos produtos disponíveis no Brasil, como carros de golfe convencionais, importados da China ou EUA, por exemplo, que tem bateria com vida útil de três anos, o veículo da Mobilis permite uma duração de mais de 10 anos por conta da tecnologia avançada.

Segundo o engenheiro eletricista Paulo Zanetti, sócio da Mobilis, existe um movimento mundial em torno dos veículos elétricos. “Nós acreditamos em um modelo inovador de transporte e por isso acreditamos no sucesso do Li. A partir dele, uma série de soluções voltadas para a mobilidade serão criadas para incentivar a mudança da cultural local, impulsionando a oferta e educando a população para um futuro onde os carros elétricos farão parte do cotidiano nas ruas”, acredita Zanetti.

O Li está sendo produzido no bairro mais tecnológico da Grande Florianópolis: a Pedra Branca, em Palhoça, onde funciona a micro fábrica da Mobilis. Nas poucas aparições do simpático veículo na vizinhança, as reações são unânimes: todos sorriem para o primeiro compacto elétrico que traz o Brasil no seu DNA.

 

Sobre a Mobilis

A Mobilis surgiu no final de 2013, com a ideia principal de usar o conhecimento e experiência de engenharia dos três sócios, em projetos veiculares para desenvolver um produto e um negócio sustentável na área de eletro mobilidade. Fundada pelos engenheiros mecânicos Mahatma Marostica, Thiago Hoeltgebaum, pelo engenheiro eletricista Paulo Bosquieiro Zanetti e pelo administrador Marcos Dal Moro, desenvolveu-se para traduzir as necessidades de mobilidade das pessoas e projetar veículos elétricos viáveis para uso no Brasil, com visão e padrões globais.

Em três anos de pesquisa e desenvolvimento, a empresa consolidou investimentos, ampliou sua estrutura – física e de pessoas – com o objetivo de finalizar um protótipo, testá-lo e avançar na versão definitiva do seu primeiro produto: o Li - um veículo de plataforma modular composta e baterias elétricas para ser utilizada tanto na agricultura, indústrias e serviços públicos. O futuro da Mobilis é gerar produtos sobre essa plataforma modular, incluindo uma versão para carro de rua.